segunda-feira, 5 de maio de 2008

Falando mais sobre licença paternidade


A sociedade brasileira de pediatria que mais uma vez falou no assunto: inicialmente o aumento para 15 dias da licença paternidade. A senadora Patrícia Saboya PDT-CE (e-mail: patrícia@senadora.gov.br),mais uma vez, como com o projeto dos 180 dias de licença-maternidade, abraçou a questão dos 15 dias para licença paternidade.
A última, deputada Maria do Rosário PT-RS, (email: dep.mariadorosario@camara.gov.br)apresentou o projeto para a licença de 30 dias.
Como sempre, anda-se a passos lentos. Depois da proposta da deputada Maria do Rosário não se tive mais notícias da senadora Patrícia sobre o seu projeto.

Todos nós aqui do Blog somos a favor para o aumento da licença paternidade e consideramos os 5 dias disponíveis hoje uma vergonha, um desrespeito a nossa posição e nossas necessidades de pai.
Lendo alguns artigos me deparei com o site "Mulheres de Olho" e o depoimento desse senhor:

(...)
"Gutemberg de Macedo é empresário e Presidente da Gutemberg Consultores. Ele não admite a ampliação da licença-paternidade e explica por que:
“O projeto de ampliação da licença-paternidade é um despropósito. Pode ser muito bom para países ricos e pequenos, como Holanda, Suécia ou Dinamarca, mas para um país do tamanho do Brasil, que precisa produzir riquezas e oportunidades para todos, não faz sentido” (….). “Acredito que o executivo sério não vá querer tirar proveito de uma lei como essa. É preciso pensar se compensa ausentar-se por 30 dias para ficar cuidando de uma criança. Uma semana é mais do que suficiente, até porque não é de nossa cultura o pai ficar paparicando os filhotes e não será uma lei que vá fazer com que as pessoas mudem seus hábitos.”

Isso me levou a pensar em que tipo de prioridade se coloca o valor humano e até que ponto essa massa de empresários e similares, com pensamentos de argumentos burocráticos não pesam ( para não dizer "influenciam de forma indireta'") na aprovação de novas propostas legislativas.

Deixe-me pensar se vale a pena ficar 15 ou 30 dias de licença do trabalho para cuidar do meu filho(...)Precisa pensar? Óbvio que sim!!!!!
Vou avaliar a cultura do Brasileiro de não ficar "paparicando os filhotes"(!!!) Agora nosso desejo de passar esse inicio próximos aos nossos filhos são colocados como caprichos, paparicos, coisa desnecessária para os 'machos'.
De onde essa pessoa tirou questionamentos tão esdrúxulos? Despropósito é esse tipo de colocação ainda ser considerada... Ok,ok, para que possa haver um debate é válido.
Para o nosso empresário eu só tenho uma coisa a dizer: lugar de pai é do lado do filho. Não acredito que o executivo sério seja desse tipo. É preciso acreditar em algo melhor, não?

Nenhum comentário: