segunda-feira, 14 de abril de 2008

30 dias licença paternidade

APOIEM!

30 dias licença patrnidade
Pelo projeto, o pai trabalhador vai ter o direito de passar os primeiros 30 dias de vida de seu filho juntinho com o bebê. Os pais adotivos também terão o mesmo direito, contando da data de adoção da criança.

Família unida
A deputada explica que, quando chega uma nova criança em casa, a família precisa estar bem unida para criar laços e aprender a conviver bem. Cada membro da família tem um papel muito importante nesse processo!

A mãe precisa muito da ajuda do pai, porque depois do parto, as mulheres têm de se recuperar: muitas ficam fracas, deprimidas e precisam realmente da presença do companheiro para dividir as tarefas e até mesmo para conversar. Os filhinhos também precisam do carinho da família para se adaptar e se desenvolver na nova casa.

Andamento
A proposta vai ser estudada junto com outros projetos de lei que tratam da licença-paternidade. A matéria está pronta para ser analisada pelo Plenário da Câmara.



Trinta dias para o papai curtir o novo filhote
Câmera dos deputados – agência plenarinho

Leite e fraldas sujas a toda hora, choro, noites mal-dormidas... Um recém-nascido muda a rotina da casa e requer muitos cuidados das mamães - e dos papais também. As mamães já têm garantida em lei uma licença-maternidade de 120 dias (período em que podem ficar em casa com seus filhotinhos), mas os pais têm o direito de passar apenas cinco dias úteis pertinho dos pequenitos. Só que a deputada Maria do Rosário, do PT do Rio Grande do Sul, acha importante os pais ficarem mais tempo ao lado dos filhos nos primeiros dias de vida. Por isso, ela apresentou na Câmara um projeto de lei (o PL 2430/07), que aumenta a licença-paternidade dos atuais 5 para 30 dias.

3 comentários:

Reino Colorido da Criança disse...

Formidável! Apreciei muito seu blog!

C.A. disse...

Obrigado, estamos começando...
Pena nao termos acesso ao seu.

José Sturza disse...

Parabéns.

Por aqui também estamos lutando pela ampliação da Licença Paternidade, desde que construímos junto com a Deputada Maria do Rosário a proposta de lei. Se possível, divulguem nossa página e, em concordando, também ingressem no movimento: www.sturza.ning.com.

Abraço!

José Carlos Sturza de Moraes